O artigo mencionado no post anterior relata o caso de alguém em cujo treino de musculação predominavam (em 80%) os "movimentos de empurrar" (v. g supino, desenvolvimento. Os de "puxar", negligenciados, seriam, v.g, remadas), priorizando os músculos que se vêem no espelho (mirror muscles): ombros e peito.

Após anos treinando desse modo, o praticante passou a sentir dores na região superior das costas. Era seu corpo "implorando" por uma rotina mais equilibrada.

Explicou-se ao indivíduo que o corpo e as articulações são "mantidos em seu lugar" apropriado por grupos musculares em oposição (antagônicos. Ex: peito e costas, quadríceps e posteriores da coxa). Se um dos grupos torna-se mais forte ou rígido que o seu oposto, este será sobrecarregado, provocando um desequilíbrio.

A pessoa em questão procurou auxílio muito tarde: já se encontrava com problemas em estágio avançado, que requeriam tratamento específico e de longa duração.

Para o praticante comum, é fundamental testar-se antes de lesionar-se. É preciso identificar e corrigir desequilíbrios antes que eles causem dor.

A isso serão dedicados os testes e exercícios corretivos.

(Resumo do Texto de Bill Hartman, publicado na Men´s Health Magazine)